Bem Vindos!!! ....Eu amo ser catequista, e se você ama também , esteja a vontade, espero contribuir......




COM MARIA - MÃE DE JESUS E NOSSA MÃE











Coroação a Nossa Senhora -2010


Comunidade São Paulo Apóstolo -Pariquera-Açu/ASP
Estamos no final do mês de Maio! Mês dedicado Maria! Mãe de Deus Salvador!

Aos pés da cruz, tornou-se “nossa Mãe”, Mãe da Igreja e da humanidade inteira!

Maria nasceu e se criou na Palestina, de uma família muito pobre. Ela era do povo de Israel, uma simples mulher. O Filho de Deus assumiu em suas entranhas de mulher, uma natureza humana.

Maria foi a Mãe de Jesus, que era Deus! Deus não poderia ter criado uma maternidade maior do que a de Maria, “Mãe de Deus”!

Nesta noite gloriosa, nós te saudamos simplesmente porque és a nossa Mãe, a Mãe que compreende sem indagações, nem exigências, que, apesar de tantas afrontas, sorri e perdoa, e muito mais ainda, acolhe com imenso amor, os filhos adotados de Jesus!

Vamos dizer a Maria que a admiramos por sua força e perseverança e que ao coroarmos sua imagem, estamos manifestando o quanto a amamos e queremos que ela seja a nossa rainha e intercessora junto ao seu Filho Jesus. Acolhamos os coroantes, com a canção cantada pelas crianças da catequese.

Canto: Mãezinha do Céu. (igual a de 2009-sem o comentário, mas apresentando os objetos enquanto canta) em seguida no momento da coroação inicia-se o canto abaixo, e quando canta te coroamos, coloca-se a coroa em Nossa Senhora.- fica lindo!

Canto: Se um dia o anjo declarou.

COM: Diante da presença de Maria coroada como nossa Rainha, nos sentimos como crianças necessitadas dos cuidados de tão terna e afetuosa Mãe. Queremos confiar a ela nossas vidas, nossos anseios, nossos sonhos e de modo muito particular nossas famílias, para que com suas graças e bênçãos possamos realizar plenamente a vontade do Pai, na vida de cada um de nós. Vamos Consagrar nossa vida a Maria, cantando.

Coroação a Nossa Senhora -2009


Comunidade São Paulo Apóstolo -Pariquera-Açu/SP

COM 1- A devoção que a Igreja tem de coroar a imagem da Virgem Maria em muitas datas em que celebramos uma festa a ela dedicada, em especial no mês de Maio, é muito antiga. Este gesto quer externar o carinho que sentimos pela Mãe de Jesus e nossa Mãe. Não se trata de uma devoção vazia de sentido, e nem mesmo a consideramos uma deusa, pois Maria não é um fim em si mesma.Não é meta, mas é sinal. Sua missão é sempre nos apontar Jesus. Ela é aurora que antecede a luz radiante do magnífico Sol que é Cristo. Coroamos a sua Imagem, porque em nosso coração Ela tem um lugar especial, pois pelo seu “fiat” (faça-se) Deus torna-se Homem em seu seio virginal. Ao anúncio do Arcanjo Gabriel, que falou - lhe claramente: “o santo que vai nascer de ti será chamado filho de Deus”. (Lc 1,35), Maria não titubeia e se coloca como serva, não só com palavras, mas logo vai ao encontro de sua prima Isabel, que ao receber sua visita, exclamou: “donde me vem esta honra de vir a mim a mãe do meu Senhor“. (Lc 1,43) Coroamos a imagem de Maria, como gesto simbólico, para, desejosos, aprender com ela a cantar as maravilhas de Deus, no nosso dia-a-dia reconhecendo-O como Deus Vivo: “Minha alma glorifica o Senhor e meu espírito exulta em Deus meu Salvador” (Lc 2,47). POR TUDO ISSO É QUE COROAMOS A IMAGEM DE NOSSA SENHORA, A MÃE DE JESUS E NOSSA MÃE.

* Enquanto a imagem de Nossa Senhora e as capelinhas é entronizada no altar, canto Ave Maria.

COM 2 Introdução à Maria como aparece nos evangelhos, nunca foi uma mulher passiva ou alienada. Questionou a proposta do anjo, tomou pessoalmente a iniciativa de ir rapidamente, cruzando montanhas para ajudar Izabel nos últimos meses de gestação e nos dias do parto. Na gruta de Belém ela, só ela, defendeu-se no complicado e difícil momento de dar à luz. Quando o menino se perdeu, ela não ficou parada e de braços cruzados, seguiu rapidamente a primeira caravana, indo parar em Jerusalém distante uns 150 quilômetros. E assim foi toda a sua vida. Sempre esteve disponível para ajudar e sempre se colocou a serviço – numa atitude de faça-se em mim, quer dizer: estou aqui, conte comigo. Dentre tantos momentos importantes da vida de Maria, escolhemos apenas 4, para lembrarmos e a partir daí fazer a coroação.

COM 1- Oferecimento do Terço à “ O anjo entrou onde Maria estava e lhe disse: ‘ Alegre-se, cheia de graça’! O Senhor está com você! Não tenha medo, pois você encontrou graça diante de Deus. Você ficará grávida, terá um filho e lhe colocará o nome de Jesus. E Maria, apesar de assustada teve coragem de questionar o anjo, dizendo como tal coisa iria acontecer, se ela não conhecia homem algum. O anjo lhe respondeu: O Espírito Santo virá sobre você, e a força do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Por isso, o filho que nascerá de você será chamado Filho de Deus.

COM 2- É para ficarmos abismados, estupefatos diante da infinita humildade, pela enorme maturidade e naturalidade com que Maria assumiu o Mistério, no meio de uma imensa solidão. Foi uma cena difícil de ser narrada: Maria, consciente da gravidade do momento e consciente de sua decisão, sem consultar a ninguém, sem nenhum apoio humano, ela sai de si mesma, confia, permite, se entrega e diz: faça-se! Está bem meu Pai! Eu aceito! Com muita humildade e carinho lhe oferecemos neste momento um singelo terço, significando toda a nossa admiração pelo ato de entregar-se totalmente a Deus.

Canto n. enquanto a pessoa coloca o terço. CANTA

MÃEZINHA DO CÉU/ COMIGO VEM REZAR/ TE OFEREÇO ESTE TERÇO/ PRA TE CONTEMPLAR. AZUL É TEU MANTO/ BRANCO É TEU VÉU/ MÃEZINHA EU QUERO TE VER LÁ NO CÉU.

COM 2- Oferecimento das flores à “ Naqueles dias o Imperador publicou um decreto, ordenando o recenseamento em todo o império. O tempo passa. A hora do parto se aproxima. Eles precisam viajar para fazer o recenseamento. O que fazer? Viajam. Passam-se os dias. Fazem o que é possível quanto ao alimento e ao descanso. Quando todos os resultados são adversos, a Mãe não resiste e nem se agita, mas se entrega. Precisaram dormir em lugares públicos de repouso, estendendo-se por terra, como os outros viajantes, entre camelos e burros. Chegaram a Belém. Não havia lugar para eles nas hospedarias. É preciso encontrar um lugar, as dores do parto podem começar a qualquer momento. Cada porta a que batem é uma ilusão e uma desilusão. Maria ainda não tinha sido experimentada pelos golpes da vida. Era sensível pela idade, era sensível pelo temperamento. Além disso, o estado de emoção e de temor em que psicologicamente se sente toda mulher que vai dar à luz pela primeira vez agravaria essa sensibilidade.

COM 1 -E assim, a Mãe, a Serva do Senhor, abandonada por todos, mas confiando plenamente nas mãos do Pai, espera cheia de doçura, o Grande Momento. E mais uma vez o faça-se em mim segundo a sua vontade, esteve presente no coração de Maria. Com muita doçura e alegria lhe oferecemos, Maria, estas lindas flores.

Enquanto a dona …oferece as flores à Maria, cantemos o canto n.

MÃEZINHA DO CÉU/ MÃE DO PURO AMOR/ TRAGO ESTAS FLORES/ COM TODO MEU ARDOR. AZUL É TEU MANTO/ BRANCO É TEU VÉU/ MÃEZINHA EU QUERO TE VER LÁ NO CÉU.

COM 2 -Oferecimento do Véu à Certo dia, o céu falou: “ Toma o menino e sua mãe, foge para o Egito, e fica lá até que eu te diga outra coisa”. Essas palavras encheram de preocupação o coração de Maria. O rei Herodes procurava o menino. Por que queria saber do menino? Como soube do seu nascimento? Que mal o menino lhe fez? Como vamos ganhar vida em país estranho? Como falar a língua daquele povo? Em que templo haveremos de rezar? Até quando ficaremos por lá? Mais uma vez abateu-se sobre a jovem mãe uma nuvem sombria. De repente, tudo parece absurdo, sem sentido, parece uma fatalidade cega e sinistra.

COM 1 -A mãe não se rebelou. Abandonou-se. A cada pergunta respondeu com um faça-se. Uma serva não faz perguntas, entrega-se. Senhor meu, eu me abandono em tuas mãos. Faze de mim o que quiseres, estou disposta a tudo, aceito tudo. Lutarei com todas as minhas forças para defender a vida do meu menino e minha própria vida. Entrego Senhor em tuas mãos a sorte de minha vida. E a Mãe em silêncio, junto com José e seu filho empreende a fuga para o Egito. Com todo o respeito e admiração, nós lhe oferecemos, ó Maria, este véu…..

Canto…n. Enquanto a dona __________ coloca o véu na cabeça da imagem de Maria.

MÃEZINHA DO CÉU/ MÃE DA PROTEÇÃO/ ESTE BRANCO VÉU/LHE OFEREÇO EM DEVOÇÃO. AZUL É TEU MANTO/ BRANCO É TEU VÉU/ MÃEZINHA EU QUERO TE VER LÁ NO CÉU.

COM 1 -Oferecimento da Coroa à Passam-se os anos. A situação política no país não é boa para o povo. Muita opressão, desemprego, desejo de mudança. Então, já maduro, o jovem de Nazaré sai pelo país, cumprindo a sua missão dada pelo Pai. E suas atitudes contrariam os poderosos e o levam à condenação a morte e morte de Cruz. E Maria manteve fielmente sua união com o Filho até a Cruz, onde esteve não sem o desígnio de Deus. Sofreu muitíssimo junto com seu Filho. E com ânimo materno se associou ao seu sacrifício, consentindo com amor naquele sacrifício da pessoa por ela mesma gerada.” Junto à cruz de Jesus, estava de pé sua Mãe” No meio dessa escuridão, Maria manteve o seu faça-se. Pai querido, não entendo nada do que está acontecendo. Só entendo que, se não quisesses, nada disto teria acontecido. Faça-se, portanto a tua vontade. Meu Pai, em teus braços deposito o meu querido Filho.

COM 2 -Foi o holocausto perfeito. A Mãe adquiriu uma estatura espiritual vertiginosa; nunca foi tão pobre nem tão grande, parecia uma pálida sombra, mas tinha ao mesmo tempo a estampa de uma rainha.

Com muito respeito pelo sofrimento de Maria, oferecemos esta singela coroa.

Cantemos enquanto a dona ___________ coloca a coroa na cabeça da imagem de Maria.

MÃEZINHA DO CÉU/ RAINHA DO MEU SER /TRAGO ESTA COROA/ PRA TE COROAR. AZUL É TEU MANTO/ BRANCO É TEU VÉU/ MÃEZINHA EU QUERO TE VER LÁ NO CÉU.

Em pé rezemos todos juntos, Ave Maria

Canto Perfeito é quem te criou.

Pessoas que serão necessárias para participar da coroação

1- Pessoa para a Coroa

2- Pessoa para o Véu

3- Pessoa para as Flores

4- Pessoa para o Terço
5- Pessoa para Levar a imagem até o altar.





(Mensagem em Ação de Graça - 22/12/2002)



MARIA A ESCOLHIDA POR DEUS


Maria foi a mulher que mais escutou e pôs em prática a a palavra de Deus. Tão simples, tão singela, tão doce e tão pura, em sua generosidade e humildade nada esperava em troca, rezava, cantava e louvava a Deus. Trabalhava e tratava de seus afazeres com amor, ajudava, amava e acolhia a todos com carinho, bondade e ternura. Entre todas as mulheres encontrou graça diante de Deus, e foi escolhida por Ele para ser a mãe do seu filho. Assustada, porém com muita coragem, fé e confiança acolheu Jesus em seu seio maternal e disse SIM ao projeto de amor do Pai: (criança/adolescente vestida de Maria) ____Seja feita a tua Vontade! E glorifica o Senhor: (criança/adolescente vestida de Maria) _____A minha alma engrandece o Senhor e o meu espírito se alegra em deus meu Salvador!.
Sabendo que ia ser a mãe do filho de Deus não ficou orgulhosa, não se considerou maior que as outras mulheres, pelo contrário se igualou aos pequenos, pois sabia que quando uma pessoa diz Sim a Deus, deve dizer Sim também aos irmãos necessitados, como fez com Isabel, ao saber que sua prima já em idade avançada esperava um filho e podia precisar de ajuda, rapidamente partiu para a região montanhosa da Judéia para visitar-lhe e prestar-lhe ajuda necessária. E qual foi a felicidade de Isabel, ao ouvir a saudação de Maria a criança pulou no seu ventre de alegria, encheu-se do Espírito Santo e exclamou: (criança/adolescente vestida de Isabel) _______ Bendita és Tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu senhor me venha visitar!
E assim com muita alegria Maria serviu a Isabel até o nascimento da criança. Daí em diante já com seis meses de gravidez Maria com grande expectativa esperava a preciosa hora de seu filho nascer, se preparava com muito amor e carinho não só para receber e trazer ao mundo o filho de Deus ; Jesus que vem para ser luz e salvação mundo, mas também para ser nossa mãe, para receber e amar a cada um de nós como seus filhos. Quem dera todos nós também tivéssemos a coragem de receber não só os nossos filhos que geramos, mas também aqueles que estão abandonados e sem teto, e que merecem também um lar, um abrigo , um aconchego, um carinho, um beijo, um abraço. Que o sim que Maria, possa ser repetido por todos nós todos os dias.

Fátima.
(Bibliografia:com base do livro de catequese)


Súplica a Maria

Virgem e Mãe de Deus,
volvei vossos olhas misericordiosos para nós,
estamos neste vale de lágrimas,
e que confiamos em vós, porque somos filhos vossos.
Ajudai-nos a anunciar a Boa-Nova do Reino
com fidelidade e fortaleza, porque são muitos
os qu se opõem a ele, por ambição de poder,
por afã de riquezas ou por ânsia de prazeres.
Contai omigo para cooperar com vosso amor matermo
na missão apostólica.
Amém. (Santo Antônio Maria Claret-Diretório Espiritual Clarentino)